ROSA ARMORIAL é um grupo paranaense que toca músicas do Movimento Armorial e composições inspiradas na estética armorial, que valoriza as manifestações culturais populares brasileiras. É formado por 6 músicos: Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (percussão). 

 

O Movimento criado em 1970 por Ariano Suassuna resgata a cultura nacional de raiz, tomando-a como a mais nobre de todas as expressões ocorrentes. Abrange as artes plásticas, o cinema, a literatura, e na música utiliza-se do folclore e seus elementos puros para a “recriação” da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos já contidos nela. O grupo ROSA ARMORIAL tem no seu repertório músicas de compositores consagrados do movimento como Antônio Madureira e Guerra-Peixe, e também resgata o conceito armorial na criação de arranjos refinados para músicas do folclore paranaense, assim como para músicas de compositores do sul do país, reunindo o popular com o erudito, resultando numa sonoridade genuinamente brasileira. 

 

ROSA ARMORIAL gravou seu primeiro CD em 2011 a convite do SESC Paço da Liberdade, e em julho de 2013, o DVD com Antônio Madureira, um dos compositores mais expressivos do Movimento Armorial. Em 2014 realizou o show “Rosa Armorial e Antônio Nóbrega” em Curitiba. Com direção do maestro Letieres Leite, o CD Fragmentos de Guerra é gravado em 2018, com shows de lançamento em Recife, Petropolis, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. O CD está na lista dos 100 melhores da Música Brasileira de 2018 pelo site Embrulhador (https://2018.melhoresdamusicabrasileira.com.br/). Em 2019 realiza temporadas de pesquisa e shows em Curitiba, com os temas: "Raízes Armoriais", "Sons do Sul", "Viva Seu Antônio!" e "Hermeto Armorial", no mesmo ano o grupo viaja para  Europa realizando shows em Lisboa, Porto e no Festival de Danças Folcloricas Celestino Graça em Santarém, Portugal.

Toca Flauta e Pífano desde 2000. É graduada no curso de Bacharelado em Música Popular pela FAP (2007) e no curso Superior em Instrumento da EMBAP (flauta transversal) onde estudou o repertório erudito e contemporâneo com o prof. Giampiero Pilatt. Foi selecionada junto com o grupo Conversa Afiada para a final do concurso Furnas Geração Musical. Já estudou com: Léa Freire, Toninho Carrasqueira, Carlos Malta, Eduardo Neve,Proveta e Paulo Moura. Participou da Orquestra á Base Sopros do Conservatório de MPB de Curitiba e grupo Bayaka. Atua há dez anos como instrumentista e pesquisadora no grupo Rosa Flô, que tem seu repertório dedicado á Música Instrumental Brasileira.

Marcela Zanette, flautas

Formada no ano de 2005 em Educação Artística com Habilitação em Música pela FAP. Em Curitiba, atua como violinista profissional a cerca de quinze anos, tanto como professora particular e em escolas e conservatórios de música como também como free lancer, realizando gravações em estúdios e tocando em diversos tipos de eventos. Trabalha ainda com arranjos, transcrições e produção de eventos. Participa atualmente dos seguintes projetos: Rosa Armorial, Thunder Kelt (Música Celta), Terra Sonora, Bayaka (Música Étnica) e Los Tangueteros (tangos). Site: www.carlazago.com

Carla Zago, violino

Formado em Bacharelado em Musica Popular na FAP. Diretor musical e musico do programa “Terra Canção” na TV Educativa/E-Paraná. Produtor musical de artistas como Jana Felini, Fred Teixeira, Real Coletivo Dub e Musica de Ruiz . Fez parte do Bayaka, grupo de musica dos povos, por 7 anos tendo como mestres Plínio Silva e Liane Guariente. Faz parte do Rosa Armorial, quinteto de câmara que trabalha a musica Armorial. Já tocou com André Abujamra, Ná Ozetti, Carlos Careqa, Renato Borguetti, Caito Marcondes, Bigoli (Monobloco), Helio Bentes, Moraes Moreira, Kiko Dinucci, entre outros. Teve música sua usada como trilha sonora na minissérie “As Brasileiras” da Globo.

Du Gomide, viola 

Contrabaixista, formada em Música pela FAP em 2004. Toca contrabaixo há 10 anos, teve aulas com: Sizão Machado, Jorge Helder, Catalin Rotaru. Atua principalmente em projetos de música instrumental, música brasileira e jazz. Gravou CD com o grupo "Caçarola Orquestra de Baixos" (sexteto de baixos eletricos e acusticos, com participação de Thiago Espírito Santo, Itamar Collaço, Tibô Delor), com o grupo "Rosa Armorial" (musica armorial), e já tocou com Victor Biglione, Robertinho Silva, Renato Braz. Fez shows também com os americanos Guy King e Deitra Far, considerados entre os melhores do blues de Chicago, e com várias cantoras e instrumentistas curitibanos. Em 2011 fez turne por 10 cidades do Paraguay na Orquestra Sinfônica Mundial "Weltweite Klange".

Bruna Buschle, contrabaixo

Formada no curso de bacharelado em Música Popular da FAP. Integra os grupos de música étnica “Terra Sonora” e “Omundô”, no qual toca percussão. Faz parte da banda autoral “Sincopé”, na qual se apresenta em diversos festivais. Participa do trabalho solo de Itáercio Rocha. Também realiza um trabalho de resgate de temas da cultura popular brasileira e temas da MPB e Bossa Nova com o trio “Sinhá Chica”, o grupo de samba “Sambatom” e o grupo “Rosa Armorial” realizando pesquisa do movimento de Ariano Suassuna. Realiza trabalhos musicais com o grupo de Dança da FAP. Integra a orquestra do grupo folclórico polonês Wisla. É integrante da bateria do bloco Pré-Carnaval de Curitiba “Garibaldis e Sacis”.

Gabriela Bruel, percussão

Denis Mariano estudou bateria em 1996 e aos poucos foi ampliando seu interesse para outros instrumentos de percussão. Atualmente está focado na pesquisa sobre Percuteria com focos em ritmos brasileiros, projeto que resultará em um livro acompanhado de DVD. É musico do programa “Terra Canção” na TV Educativa/E-Paraná. Toca nos grupos: Serenô, Orquestra à Base de Sopro, Maria Faceira, Clube do Choro de Curitiba e Xaxá do Xexé. 

Denis Mariano, percuteria